Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nova Tag: Paquitas do Luxo

Bom dia queridos,
O blog vai passar por algumas mudanças e mais uma inicia hoje:  uma nova tag - O Direito e a Moda.
Vamos abrir espaço no blog para compartilhar um pouco do nosso conhecimento, bem como nossa opinião sobre alguns tópicos que ficam rebaixados, diante de tanto “luxo” e “celebridades”, onde acabamos esquecendo que qualquer tipo de trabalho é uma profissão com seus direitos e deveres.
Ontem estava lendo minha revista Glamour, a primeira edição do Brasil com a Juliana Paes na capa. Não poderia ter sido escolha melhor, né?

Mas o que me chamou a atenção, equiparado a um processo que estava trabalhando, foi uma reportagem que tenta nos passar um luxo que não existe: a matéria "Paquitas do Luxo".

A reportagem trouxe antigas e novas vendedoras de uma loja que vende produtos caríssimos e acabaram, acredito eu que devido a essa era da informática, nos holofotes. O que aconteceu (pelo menos eu senti) foi uma futilidade na reportagem ao não mostrar o inicio ou padrão de vida delas fora dali. A matéria mostrou que essas meninas trabalharam/trabalham na Daslu, são o fruto do que acontece com qualquer vendedora de uma loja que tenha clientes com maior potencial de consumo em qualquer parte do país: metade do seu salário vai em roupas e maquiagens.

É aí que entra a nossa pergunta: Se em uma empresa onde é obrigado a usar uniforme ( seja ele cinza, preto, roxo, curto, longo ou estilo pereirão) a empresa fica obrigada a fornecer, em uma loja que obriga seus funcionários a usarem determinados tipos de roupas também devem, certo? Mas então, porque as lojas não oferecem? A maioria compra com margem em cima, não sai nem pelo preço de custo.
Vocês acreditam que muitas, de acordo com a reportagem, foram ter salário depois de 3 a 6 meses de trabalho? Ficavam de salto alto o dia inteiro e viravam noites para tudo estar perfeito para as clientes no outro dia... Ah... Mas aí algumas podem pensar: é a Daslu....
O blog (a Jú e eu) por sermos profissionais do Direito, não poderíamos deixar passar esta reportagem como se fosse um “glamour” isto, uma vez que TODA loja tem seu valor e TODA vendedora seu potencial.

Pode ser na Daslu ou na Renner, as vendedoras devem estar maquiadas e bem arrumadas. Mas quem paga por isto?
Você gostaria de passar por tudo isso só para ser uma “paquita do luxo” e trabalhar na loja mais concorrida?, ou trabalhar em qualquer loja que lhe pague todos os direitos trabalhistas?
Alguém leu a reportagem? O que acharam?
Beijos,
Equipe L'Amour

12 comentários:

  1. Bacana vcs trazerem essas questões aqui meninas!!!

    Beijocas,
    www.rafaelrochafw.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. I like it!

    xoxo

    Eva
    MadameMademoiselle

    ResponderExcluir
  3. Eu li a reportagem e concordo com vcs. Acho que qualquer trabalho é digno, seja na Daslu ou na Renner. Tenha um ótimo dia.

    beijos.

    http://www.basicaechic.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li a reportagem mas achei super coerente o post de vocês!
    Afinal não é porque elas trabalham na Daslu que são mais dignas ou melhores que qualquer outra vendedora!
    Bjbj

    ResponderExcluir
  5. Quem paga a conta é a profissional, o que eu acho errado é forçar a comprar a roupa da loja, tipo academia, que costuma fazer isso com as atendentes...
    Ótimo post meninas.
    Bjus
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  6. Olá lindas,
    gostei muito de ler o vosso «post» apesar de não ter essa revista aqui em Portugal (eu acho!). Contudo concordo com tudo o mencionam! Como sabem as marcas sempre deram um pouco de «estatuto» às pessoas, se é uma loja «boa» elas podem ser boas vendedoras mas, não serão as maiores do mundo! Mas, se elas se sujeitam a isso!!! É porque precisam de trabalhar e...os donos das lojas aproveitam-se das fragilidades das empregadas! É um bocado triste. Sem dúvida!

    Lndas....fiz uma referência no meu blog do L'AMOUR, foi um «miminho».
    Bjs lindas
    Fiquem bem

    ResponderExcluir
  7. adorei! A lojo é que devia pagar as roupas que elas usam nas lojas!

    ResponderExcluir
  8. Super interresante o post!!!!Beijinhos do TC!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li também, além de achar esta reportagem ridícula, como se fossem a melhor vida do mundo passar fins de semana dentro da loja e gastando tudo com roupas para impressionar a chefe. Também não gostei da resvista ter mais propaganda do que conteúdo.
      ;)

      Lucy

      Excluir

Olá!
Ficaremos muito felizes com o seu comentário.
Será um prazer responder cada um de vocês!
Beijinhos